segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tumulto e protesto marcam a remoção dos ambulantes das calçadas do Centro

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) iniciou hoje o processo de remoção dos vendedores ambulantes das calçadas do Centro da cidade. A ação integrada iniciou nas primeiras horas do dia, ainda de madrugada, e contou com a participação de servidores de diversas secretarias municiais, Guarda Civil Municipal, Polícias Militar, Civil e Federal.

Apesar da operação de desocupação ocorrer de forma pacífica e dentro do esperado pela prefeitura, a remoção das barracas gerou indignação dos ambulantes, que protestaram nas ruas do centro. Eles interditaram a rua Coronel Gurgel, uma das principais vias do comércio local.

Os ambulantes protestavam contra os espaços oferecidos pela prefeitura, considerados insuficientes para abrigar os vendedores. Eles também criticam a forma como a prefeitura está cumprindo a decisão judicial.

"Nós temos consciência de que teremos que sair das calçadas, mas a prefeitura precisa oferecer um local adequado para trabalharmos", destaca o presidente da Associação dos Comerciantes Ambulantes de Mossoró, Antônio Canuto.

O protesto dos camelôs afetou o movimento do comércio durante toda a manhã de ontem. Muitas lojas fecharam as portas com receio de que algum vândalo se infiltrasse no meio da mobilização dos ambulantes e invadisse ou depredasse os estabelecimentos comerciais.

Os vereadores Genivan Vale (PROS) e Tomaz Neto (PDT) acompanharam a mobilização desde cedo e buscam encontrar uma alternativa que atenda as expectativas dos ambulantes. Os ambulantes contaram ainda com o apoio de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que solicitaram um laudo dos Bombeiros e Covisa dos espaços propostos pela prefeitura para abrigar os comerciantes.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário