segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pacientes ostomizados em Mossoró sofrem para conseguir bolsas coletoras

Pacientes ostomizados em Mossoró sofrem para conseguir bolsas coletoras. Desde janeiro, pacientes que precisam das bolsas têm que se descolar até Natal, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde não está mais disponibilizando o serviço.

Uma cidadã do bairro Alto de São Manoel relata que seu esposo tem câncer no intestino, e quando precisa trocar a bolsa coletora precisa ir para Natal. “Antes, eu pegava a bolsa na Secretaria Municipal de Saúde, mas desde janeiro o serviço foi suspenso e tenho que ir até a capital”, relata.

Para trocar a bolsa coletora em Mossoró, os pacientes gastavam em média R$ 20 pelo serviço.  Com a suspensão, os mossoroenses gastam em média R$ 200 para irem até a Natal. “É inadmissível uma situação dessas. É preciso que os procedimentos para pacientes ostomizados voltem a ser realizados em Mossoró”, diz o vereador Genivan Vale.

De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes ostomizados devem receber bolsas coletoras e adjuvantes de proteção e segurança, além de ter o direito de serem acompanhados por equipes multiprofissionais em serviços especializados. Em novembro de 2009, foram lançadas as Diretrizes Nacionais para orientar estados e municípios a organizar os serviços prestados a esses pacientes no SUS - Portaria SAS/MS nº 400 - 16/11/2009.

 A norma define os tipos de unidades para as quais os usuários serão referenciados, de acordo com suas necessidades. Nesses locais, eles serão atendidos por equipes formadas por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, e nutricionista, para intervenções especializadas, orientações para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias, além da prescrição e fornecimento das bolsas coletoras e adjuvantes de proteção e segurança.

Por ano, cerca de 1,4 milhão de pessoas utilizam esses serviços no SUS. O documento também propõe que sejam desenvolvidas ações na atenção básica dirigidas as pessoas com estomia e seus familiares e a realização de educação permanente de profissionais.

 *Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário