segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pesquisa busca desenvolver vacina contra o calazar

Está em fase de conclusão a pesquisa para desenvolvimento de uma vacina contra o calazar, ou leishmaniose visceral, zoonose que acomete fígado, baço e medula óssea, causando perda de apetite, anemia, problemas respiratórios, diarreia e sangramentos na boca e nos intestinos (Radis 143). Coordenada pela Universidade Federal do Piauí, envolvendo cientistas de várias partes do mundo, em especial, do Canadá, a pesquisa busca desenvolver a vacina a partir do genoma da Leishmania, parasita causador da doença. Em entrevista ao portal de notícias Meio Norte (21/1), Francisco Guedes Alcoforado Filho, novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), explica que ainda não é possível estabelecer um prazo de lançamento da vacina no mercado, pois existem etapas a serem cumpridas anteriormente à disponibilização. Registro da patente, inspeção da Anvisa e proteção intelectual dos resultados da pesquisa são algumas das medidas a serem tomadas antes da comercialização da vacina. 

O calazar tem alta incidência no Brasil e pode ser fatal ao homem se não for diagnosticado precocemente. A vacina entra no combate preventivo à doença de forma eficaz, junto com o cuidado no acúmulo de material orgânico nas residências e maior atenção à saúde dos cães, que são repositórios do parasita, levando à circulação da Leishmania na natureza. 

Para que o medicamento fique pronto o mais rápido possível, a Fapepi e o governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Ciência e Tecnologia, comprometeram-se a não medir esforços para que o estudo ganhe maior impulso, afirmou Francisco.


*Fonte: Resvista Radis

Nenhum comentário:

Postar um comentário