segunda-feira, 30 de maio de 2016

Alunos e professores de Ciência da Computação lançam o projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico



Alunos e professores do curso de Ciência da Computação, Campus Central, lançam o projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico (RELTEC), que busca conscientizar a comunidade acadêmica e público em geral sobre o descarte adequado do lixo tecnológico, eletroeletrônico e computacional.

Uma campanha especial será realizada de 3 a 11 de junho de 2016, com distribuição de pontos de coletas nos seguintes locais: Campus Central (Uern); Reitoria UERN; Madeireira Planalto (bairro Planalto 13 de maio); Mikrocenter; Rotary Club Mossoró; Colégio Sagrado Coração de Maria; Igreja do Menino Jesus de Praga (bairro Santa Delmira); TCM; Sesi; Colégio Ceamo; Sindicato dos Bancários Mossoró; Catedral de Santa Luzia; Vânia Diógenes Advocacia; Honda Motoeste; Microlins Mossoró.

Após o recolhimento, o material será analisado e, se possível, reaproveitado na montagem de máquinas que serão, posteriormente, doadas a instituições carentes.

Alguns dispositivos descartados – como placas de circuitos, celulares, tablets e HD’s - podem ser utilizados com fins acadêmicos em experimentos e pesquisas nos laboratórios da Uern.

Não serão aceitos aparelhos eletrodomésticos, como geladeiras, geláguas, micro-ondas, cafeteiras, liquidificadores, máquinas de lavar, entre outros itens. Desses itens serão aceitas apenas suas placas de circuitos, já devidamente livres de qualquer outra parte do equipamento.

Pilhas e baterias só serão aceitas no ponto de coleta localizado no bairro Santa Delmira, pois lá já estavam recebendo esse material. Cartuchos e tonner’s, só devem ser entregues se estiverem dentro das impressoras ou se forem entregues no ponto de coleta do Santa Delmira - Igreja do Menino Jesus de Praga.

De acordo com a Comissão Organizadora, o material que não puder ser reutilizado será encaminhado a uma empresa que compra lixo eletrônico. Os valores arrecadados com a venda serão encaminhados para financiamento da ida de alguns alunos de Ciência da Computação para o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016), que ocorrerá de 4 a 7 de julho em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário