quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Maioria das escolas públicas apresenta nota abaixo da média nacional do Enem 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou ontem, 12, o desempenho dos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A média do último Enem foi superior ao de 2009. Isso por que, enquanto no ano anterior a média nacional das provas objetivas - matemática, língua portuguesa, ciências humanas e da natureza - foi 501,58 pontos, em 2010 a nota subiu para 511,21 pontos.

Entretanto, em Mossoró a análise dos resultados mostrou uma realidade negativa da educação pública. Das 18 instituições da rede pública de ensino na cidade que foram apontadas no estudo, sendo que 17 são escolas estaduais, mais da metade ficou abaixo da média nacional.

A Escola Estadual Professor José Nogueira, localizada no bairro Santo Antônio, teve a pior média do Enem 2010 em Mossoró. A instituição na análise de resultados, de acordo com o Inep, ficou com uma média total de 472,89.

Na avaliação do professor e diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Rômulo Arnaud, esse resultado negativo no desempenho dos alunos da rede estadual no Enem ratifica os demais índices ruins da educação no RN apontados em levantamentos educacionais. "Isso mostra apenas o que todo mundo já sabe, que o nível da educação do Rio Grande do Norte está abaixo da maioria dos estados do país", afirma.

Conforme o educador, uma série de fatores provoca os problemas na educação pública potiguar. "Existe uma descontinuidade das políticas educacionais no Estado, prova disso é que em nove anos, nove secretários ocuparam a Secretaria de Educação. Aliado a este fator, está os baixos salários dos professores e as precárias condições físicas das escolas. Como também não são promovidos cursos de pró-formação dos professores, apenas ocorreram casos esporádicos nesse sentido", explica Rômulo Arnaud.

Diante dos resultados negativos das escolas da rede estadual de ensino, a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou indagar da titular da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired), Magally Delfino, se os dados serão utilizados para estratégias do órgão em relação a melhorias na rede estadual. Porém, a equipe recebeu a informação de uma auxiliar da 12ª Dired, que Magaly Delfino estaria em reunião com professores no município de Baraúna.

*Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário