segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica do RN promove Concerto Didático em Mossoró


Pela primeira vez, Mossoró será palco do Concerto Didático promovido pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). A apresentação, direcionada a estudantes das redes públicas e particulares de ensino, será realizada na próxima terça-feira, 27, às 9h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

O principal objetivo do concerto é estabelecer uma relação de proximidade entre os músicos e um público em potencial composto por crianças e jovens, que terão, durante a apresentação, a oportunidade de conhecer de que forma a Orquestra funciona. "O concerto é o primeiro contato do futuro apreciador e espectador com a Orquestra. É um momento muito rico, de bastante interação, onde pode ser despertado o interesse pela música erudita e onde plateias são formadas", explica o diretor da OSRN, Francisco Marinho.

O concerto consiste na apresentação de cada instrumento da Orquestra, onde são especificadas as sonoridades de cada um desses instrumentos. O público participa efetivamente da aula musical. "Nosso maestro convida representantes da plateia para movimentar e conhecer os instrumentos. Hoje, temos músicos que tiveram o primeiro contato com a Orquestra a partir desses concertos", destaca Francisco Marinho.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza mensalmente essas atividades didáticas e, segundo Francisco Marinho, as apresentações têm alcançado resultados satisfatórios. "Um jovem instrumentista, que toca violão ou algum outro instrumento, por exemplo, ao se deparar com um elemento da Orquestra pode despertar seu interesse pelo erudito. Com os concertos, temos sim, conquistado nossos objetivos, formando novas plateias", revela o diretor da OSRN.

Além do Concerto Didático, a Orquestra também fará a apresentação de um Concerto Oficial em Mossoró, amanhã, às 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Essa será a segunda exibição oficial da OSRN este ano, que retomou os trabalhos no dia 30 de agosto, em Natal, após mais de um ano inativa.

"Voltamos a nossa rotina de ensaios e conseguimos que algumas dificuldades de infraestrura fossem sanadas. Nossa expectativa para o concerto em Mossoró é a melhor, já que a cidade sempre nos recebe muito bem", revela Francisco Marinho, acrescentando: "O público pode esperar um encontro com a música, um conceito sinfônico expressivo, uma vez que temos agora o renomado maestro padre Pedro Ferreira", diz.

A expectatida do diretor da OSRN é que os concertos do grupo em Mossoró ocorram com mais frequência a partir de agora. "As apresentação serão feitas de forma sistemática, itinerante por todo o Estado, e acreditamos que nossos encontros em Mossoró serão realizados a cada dois meses", conclui.

Semana da abolição será marcada por diversas atividades culturais

A semana do 30 de Setembro, data em que Mossoró comemora a libertação de seus escravos, será marcada por diversas atividades culturais promovidas pela Secretaria Extraordinária da Cultura (SEAC).

Além dos Concertos promovidos pela OSRN, a cidade receberá ainda a exposição "Joias da Pinacoteca", com obras de artistas como Volpi, Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Moura Rabelo e Abrahan Palatinik, na terça-feira, 27.

Ainda no dia 27, os mossoroenses poderão acompanhar a abertura do processo licitatório para obra de restauração do Teatro Lauro Monte Filho, no valor de R$ 700 mil e a assinatura de convênio entre Estado e Prefeitura de Mossoró para digitalizar, catalogar e disponibilizar posteriormente ao público um acervo de 40.310 fotos do fotógrafo "Manuelito Pereira", produzidas entre 1933 e 1980.

Dentro da programação desenvolvida pela SEAC em Mossoró, haverá também o lançamento do mais recente número da revista Preá, na quarta-feira, 28, a partir das 18h30, no Memorial da Resistência, e o lançamento do livro "Em Cena", com depoimentos de Raul Cortez, Sandoval Wanderley e Procópio Ferreira, dados à Fundação José Augusto (FJA), nos anos 70.

Na mesma noite, também será lançado o livro "Bocas que murmuram", produzido a partir de texto teatral de Paulo Dumaresque.

*O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário