sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O que ocorreu na Audiência sobre o Trânsito em Mossoró


Aconteceu ontem, 15, na Câmara Municipal de Mossoró, a audiência pública proposta pelo vereador Genivan Vale sobre o trânsito em Mossoró, reunindo as maiores autoridades em trânsito do município em busca de soluções para o trânsito na cidade.

Somente 4 (quatro), dos 13 (treze) vereadores mossoroenses participaram da audiência. Os vereadores Manoel Bezerra, Maria das Malhas,  Lahyre Neto e o autor da audiência, Genivan Vale.

Fizeram-se presentes o Presidente do Fórum Permanente de Segurança no Trânsito e Diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, Ney Robson; o Presidente da Comissão de Segurança Pública e Trânsito da OAB Mossoró, Jailton Magalhães; o Comandante da Guarda Civil de Mossoró, Sargento Osnildo Morais, representando a prefeita Fafá Rosado; a professora Magali Delfino, Diretora da 12ª DIRED, representando a Governadora Rosalba Ciarlini; a Promotora Liv Queiroz, que responde pela pasta da cidadania no Ministério Público Estadual; o Gerente de Trânsito de Mossoró, Jaime Balderrama; o Inspetor Substituto da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Iatamy Gurgel; o Subcomandante do 2º DPRE, Capitão Manoel de Lima da Assumpção; e o vice-presidente da CDL Mossoró, Getúlio Vale.



Iniciando a audiência, o presidente do Fórum Permanente de Segurança no Trânsito, Ney Robson, apresentou os números da violência no trânsito em Mossoró. Segundo dados apresentados, em agosto de 2011, o HRTM registrou 624 atendimentos de vítimas de acidentes no trânsito, sendo 71% destes envolvendo motociclistas. "Precisamos urgentemente encontrar soluções que diminuam o aumento desses acidentes, que hoje representa a maioria dos atendimentos realizados no pronto-socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia", exprimiu.

Concedida a palavra ao Sargento Osnildo, que expôs o desafio com relação à problemática do trânsito em Mossoró e disse que não transferisse somente à fiscalização a causa desta problemática. O Sargento relatou a falta da Legislação do trânsito como educação nas escolas e, também aos motoristas, que deve ser posta em prática e conduzir a audiência apresentando as causa, os problemas e buscando soluções. “Reconhecemos que muita coisa precisa ser feita, mas precisamos da população para nos ajudar a realizar esta mudança”, finalizou.

Após o pronunciamento do Sargento Osnildo, a palavra foi concedida ao Gerente de Trânsito, Jaime Balderrama, que relatou alguns projetos da Gerência de Trânsito, como a modernização, ampliação e manutenção semafórica, a colocação de equipamentos de avanço de sinal, parada na faixa e controle de velocidade, justificando que estes projetos não são com interesse em ganhar dinheiro e sim, preservar vidas. Jaime Balderrama também falou em futuros projetos, como a zona azul no centro da cidade e a restrição de veículos pesados durante determinado horário. “Mossoró é uma cidade boa para se morar com relação ao trânsito. Estaremos a dispor lá na Gerência de Trânsito para receber a população e encaminharmos todas as reivindicações”, declarou.

Já a Promotora Liv Queiroz, afirmou que morava no Rio de Janeiro e não esperava encontrar em uma cidade como Mossoró um número tão elevado de acidentes. Ela relatou experiências que deram certo na capital carioca para promover a educação no trânsito, como campanhas educativas em que os motoristas associavam os bons hábitos no trânsito ao orgulho pessoal em promover a cidadania. “É preciso fazer campanhas educativas que atinjam os condutores de veículos e os pedestres, pois o trânsito precisa ser responsabilidade de todos, mas é preciso fazer campanhas criativas e impactantes, e não apenas distribuir papel”, afirmou a Promotora. E finalizou informando que o Ministério Público irá cobrar da Prefeitura de Mossoró informações sobre como estão sendo aplicadas as multas de trânsito aplicadas na cidade.

O Inspetor Iatamy Gurgel falou sobre a Lei Seca, de que é de extrema importância na cidade e que o DPRE finalmente recebeu muitos equipamentos para implantar este sistema, o que irá diminuir o número de acidentes. Também registrou o problema da grande quantidade de pacientes acidentados no HRTM, que se dá pelo fato de as rodovias federais terem trechos urbanos extensos e complicados, e que este número será minimizado a partir da implantação do anel viário, reduzindo pelo menos 10% dos acidentes.

O Inspetor falou que devem ser tomadas ações para com os motociclistas, que são maioria nestes acidentes e que é importante a colocação de lombadas bem acabadas e redutores de velocidade para a melhoria também dos pedestres. “Devemos apostar na consciência de que quando não tivermos a obrigação de andar devagar em nossos veículos, por conta da fiscalização, devemos usar da nossa educação para preservar, principalmente a nossa vida”, finalizou.

Apontado como um dos principais motivos de acidentes no trânsito por todos os debatedores, a combinação álcool e direção passará a ser mais combatida na cidade a partir de agora. Para garantir o cumprimento da Lei Seca, o subcomandante do 2º DPRE, Capitão Lima afirmou que serão intensificadas, já a partir desta semana, as blitz em Mossoró e cidades sob a jurisdição do Distrito. “Temos efetivo suficiente, viaturas suficiente, combustível suficiente e diárias suficiente, e esse trabalho será intensificado imediatamente”, afirmou.

*Assessoria de Comunicação

2 comentários:

  1. Bela e necessária iniciativa do vereador Genivan. Coincidentemente, ou não, quase que simultâneamente a postagem deste texto, foi exibida uma reportagem sobre o trânsito de Mossoró no RNTV. Porém senti em ambas as notícias a falta da menção à escassez de estacionamentos no centro da cidade, o que prejudica ainda mais o fluxo do trânsito. Precisamos urgentemente de ações efetivas das autoridades para melhorar o tráfego em Mossoró.

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor, esse tema também foi abordado durante a audiência, Genivan Vale já vem fazendo esse questionamento durante as sessões na Câmara. Já existem alguns projetos. Amanhã procurarei mais detalhes e te digo. ;)

    ResponderExcluir