quarta-feira, 30 de abril de 2014

Genivan apresenta moção de congratulação pelo Dia do Ferroviário



O vereador Genivan Vale (PROS) apresentou moção de congratulação pelo Dia do Ferroviário, celebrado hoje. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão de ontem, 29, da Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, pois nesta data, em 1854, foi inaugurada a primeira estrada de ferro do Brasil, que fazia um trajeto de 18 km entre a Serra de Petrópolis e o Rio de Janeiro. Os vagões eram puxados pela locomotiva Baronesa. A estrada foi construída por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza (1813 - 1889), o barão de Mauá.

Em Mossoró, o idealizador da construção da Estrada de Ferro foi Johan Ulrich Graff, comerciante suíço, que fixou-se no município, em 1866, com seus companheiros Henri Burly, Rudolf  Gaysne e Conrado Meyer.


De acordo com registros de historiadores, o dia 7 de fevereiro de 1915 foi a data da chegada da Estrada de Ferro de Mossoró-Souza, ligando a cidade do Mossoró a Porto Franco, em Areia Branca, cujo percurso totalizava em 38 quilômetros. O projeto da ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Alexandria, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

*Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário