No
Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o
aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento Todos pela Educação.
Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que
apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo considerado adequado para o
período. O índice é menor que o anterior, registrado em 2011, quando 10,3%
aprenderam o considerado adequado pelo movimento.
Além
de matemática, o aprendizado em português também apresentou queda, na avaliação
feita no terceiro ano do ensino médio, de 2011 para 2013. O percentual de
alunos com aprendizado adequado passou de 29,2% para 27,2%. "É o terceiro
ano consecutivo em que cai o aprendizado em matemática e agora caiu também em
português. É um grito de socorro. O ensino médio está piorando no Brasil",
avalia a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
O
Brasil não tem, oficialmente, metas claras do que deve ser aprendido em cada
nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em
2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as
crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O movimento estabelece
também metas intermediárias de aprendizado.
Os dados mostram que no ensino fundamental o quinto ano foi a única etapa que apresentou melhora. Passou de 40% de alunos com aprendizado adequado em português, em 2011, para 45,1% na última avaliação, e de 36,3% em matemática, para 39,5%. No nono ano, o percentual de alunos com aprendizado adequado em 2013 foi 28,7% em português, acima do verificado em 2011 (27%). Em matemática, o indicador apresentou queda, de 16,9% para 16,4%.
Os dados mostram que no ensino fundamental o quinto ano foi a única etapa que apresentou melhora. Passou de 40% de alunos com aprendizado adequado em português, em 2011, para 45,1% na última avaliação, e de 36,3% em matemática, para 39,5%. No nono ano, o percentual de alunos com aprendizado adequado em 2013 foi 28,7% em português, acima do verificado em 2011 (27%). Em matemática, o indicador apresentou queda, de 16,9% para 16,4%.
*Com
informações da Agência Brasil
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