sexta-feira, 17 de julho de 2015

Estudantes protestam contra mudança na rota de ônibus


Estudantes de escolas públicas realizaram hoje, 16, um protesto contra a mudança na rota dos ônibus do novo sistema de transporte coletivo. Eles saíram do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev) até a sede do Palácio da Resistência. O vereador Genivan Vale (Pros) acompanhou toda a movimentação.

Segundo os alunos, a nova rota tem os prejudicado, pois não há ônibus com linha dos bairros até o Ceipev e a Escola Estadual Professor Abel Coelho. Eles contam que o ponto de ônibus mais próximo das escolas fica na Praça dos Hospitais e de lá, eles precisam ir a pé até as instituições de ensino. A mudança afeta alunos de diferentes bairros, em especial aos que moram nos bairros Belo Horizonte e Bom Jesus.

Em caminhada, os estudantes cobravam o retorno das antigas rotas de ônibus, além de um sistema de transporte público de qualidade. Ao chegarem à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), os servidores municipais em greve se somaram ao ato, a fim de cobrar da prefeitura a oferta de serviços públicos eficientes.

Na sede do Palácio da Resistência, os estudantes pediram uma audiência com o prefeito Francisco José Júnior, mas não conseguiram. Eles foram recebidos pela chefe de gabinete, Glaudionora da Silveira; o subsecretário de Mobilidade Urbana, Tidal Amorim, e diretor de transporte do município, Ramon Nascimento.

Durante a reunião, os representantes da prefeitura asseguraram que as solicitações dos estudantes serão analisadas pela equipe técnica da Semob. Eles destacaram que não há dificuldade nenhuma em promover alterações pontuais em itinerários. Um novo encontro com os estudantes ficou agendado para a próxima quarta-feira, para a secretária apresentar as mudanças e otimizar o itinerário.


Para Genivan Vale, a situação é inaceitável. “É inadmissível que em pleno o século XXI estudantes precisem ir às ruas para terem assegurado o direito à educação. Precisava ter mais planejamento, para que as mudanças nas rotas não os prejudicassem”, destaca. O vereador lamenta ainda que mais uma vez o prefeito não os recebeu em seu gabinete. “Nos reunimos apenas com secretários e diretores, mas, felizmente conseguimos dos representantes da prefeitura a garantia que será feito ajustes nas rotas, a fim de contemplar os estudantes”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário