quarta-feira, 1 de julho de 2015

Câmara Municipal de Mossoró aprecia 15 projetos em mais de dez horas de sessão

Em sessões tumultuadas e extensas, que iniciaram às 9h e se prolongaram por mais de dez horas, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) apreciou um "pacotão de projetos" em caráter de urgência. Ao todo foram 15 matérias analisadas em Plenário em quatro sessões, sendo uma ordinária e três extraordinárias. As mais polêmicas tratavam de questões sobre o sistema de mobilidade urbana e a criação de 49 cargos comissionados na Casa Legislativa.

Mesmo sob o protesto dos vereadores que compõem a bancada da oposição, que defendiam que as matérias em pauta necessitavam de um debate mais amplo com a sociedade, a Câmara aprovou os projetos que criam o Estacionamento Rotativo (zona azul), a bilhetagem eletrônica e a Fundação Vereador Aldenor Nogueira, que manterá a TV Câmara.

Após a sessão ordinária do dia, que foi voltada especificamente para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Câmara iniciou sessão extraordinária onde foram apreciados os projetos. O primeiro em pauta foi a criação do Estacionamento Rotativo, a zona azul, aprovado com uma emenda modificativa e a abstenção dos cinco vereadores que compõem a bancada da oposição. A abstenção, segundo eles, foi um ato de protesto à forma como o debate foi conduzido.

"O projeto chegou na semana passada e somente ontem, ao final do expediente, o texto chegou ao conhecimento da maioria dos vereadores. Um projeto que envolve milhões de reais e afeta milhares de cidadão não pode ser votado sem um debate com as pessoas envolvidas", argumentou o vereador Lairinho Rosado (PSB).

Outro ponto criticado no projeto é que ele previa que apenas 10% do valor arrecadado com a zona azul seria destinado à Prefeitura. O vereador Genivan Vale apresentou uma emenda aumentando esse percentual para 40%, mas a proposta foi rejeitada. Logo em seguida, a vereadora Izabel Montenegro (PMDB) apresentou emenda com mesmo teor, apenas fixando o percentual em 20%, e foi acatada pela maioria da Casa.

Outra matéria aprovada em meio à polêmica foi a implantação da bilhetagem eletrônica. A matéria também teve a abstenção dos vereadores da oposição pelo mesmo motivo acima citado.

Durante a longa sessão, também foi criada a Fundação Aldenor Nogueira, de autoria da mesa diretora da Casa, que cria 49 cargos comissionados. A fundação terá como atividade principal administrar a recém-criada TV Câmara.

Na oportunidade, também foram aprovados outros 12 projetos que tratam, entre outros assuntos, da concessão de diárias aos servidores da Câmara Municipal de Mossoró e o certificado de responsabilidade social de Mossoró para empresas.


*Com informações do jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário