segunda-feira, 27 de julho de 2015

Indefinição quanto a terreno pode inviabilizar investimento do Ministério do Turismo em santuário


O ministro do Turismo, Henrique Alves, se reuniu na última sexta-feira, com representantes da Igreja Católica de Mossoró e da sociedade civil organizada para discutir a viabilidade do projeto de construção de um santuário em homenagem a Santa Luzia em Mossoró.

A reunião, realizada na Cúria Diocesana, foi agendada pelo ministro Henrique Alves que disponibilizou o apoio do Ministério do Turismo à iniciativa. Segundo Henrique, o ministério não dispõe de recursos para a construção do santuário, mas a pasta poderá investir na infraestrutura básica de acesso, o que diminuiria o custo total do projeto.

“Recebemos cerca de 10 mil projetos turísticos de todo o País e em todas as regiões existem projetos com esta temática. Temos como contribuir com o projeto. O Ministério conta com recursos que podem garantir a infraestrutura básica de acesso ao santuário, mas para isso é preciso que tenhamos um projeto elaborado”, destacou o ministro.

A reunião serviu para esclarecer pontos que têm impedido o andamento da proposta que pode resultar na criação de um dos principais roteiros de turismo religioso do País que envolveria Mossoró, Santa Cruz e Patu.

O bispo diocesano dom Mariano Manzana destacou durante o encontro que existe um impasse com relação ao local onde o santuário deverá ser construído, o que impede a elaboração do projeto e consequentemente a captação de recursos.

“A prefeitura pediu um parecer e emitimos uma carta de intenção reforçando a importância do projeto que não é apenas religioso, mas de grande importância econômica. Hoje é preciso que se busque uma solução para o terreno. Sem a resolução deste problema não temos como dar outros passos”, destacou o bispo durante a reunião.

Presente ao encontro, a vereadora Izabel Montenegro destacou que fez uma consulta ao secretário municipal de Planejamento, Josivan Barbosa, que teria afirmado que o projeto técnico seria elaborado antes mesmo de uma solução a respeito da desapropriação do terreno, mas que não havia nenhuma novidade em torno do assunto.

O vereador Genivan Vale afirmou que o problema pode ser ainda mais grave à medida que a área que acomodará o santuário pode pertencer a mais de um proprietário, o que dificultaria as negociações.

Sem uma solução que garanta a desapropriação da área e o andamento do projeto Mossoró poderá perder os recursos do Ministério do Turismo que seriam destinados para a estruturação básica da área.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário