segunda-feira, 13 de julho de 2015

Servidores da saúde pedem apoio dos vereadores para intermediar negociação com a PMM

Servidores municipais da saúde se reuniram na manhã de hoje, 13, com vereadores a fim de pedirem apoio do Legislativo municipal para intermediar as negociações entre trabalhadores e Prefeitura de Mossoró. A categoria está em greve há 42 dias e reivindica o cumprimento do acordo salarial firmado com o Executivo municipal no ano passado.

Durante o encontro, os servidores expuseram aos vereadores os problemas enfrentados pela categoria e as dificuldades em negociar com a prefeitura municipal. A pauta de reivindicação tem oito pontos principais, como a mudança do cálculo para o pagamento da insalubridade, a criação de gratificação de incentivo à permanência na Estratégia Saúde da Família, a modificação da data-base do funcionalismo, entre outros.

Para os servidores, os pontos pleiteados têm o objetivo de valorizar o trabalhador e, consequentemente, melhorar o atendimento oferecido à população. “Isso, sem contar que a prefeitura já havia se comprometido em cumprir a pauta salarial, pondo um fim à greve do ano passado. E agora, os servidores voltam às ruas porque a prefeitura não cumpriu com o acordo”, declarou o servidor Adílio César.

Após analisar as reivindicações da categoria, os vereadores decidiram formar uma Comissão que acompanhará os servidores nas reuniões agendadas. Um dos encontros está agendado para quinta-feira, 16, na sede do Ministério Público (MP), e foi proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Representantes da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) se comprometeram em agendar uma reunião com o prefeito Francisco José Júnior (PSD), a fim de buscar um entendimento entre as partes.

O vereador Genivan Vale (Pros) também agendou um novo encontro com os trabalhadores para amanhã, 14, no intuito de discutir o possível impacto financeiro dos pontos reivindicados pelos servidores. “Vamos apresentar esses números nas próximas reuniões com a prefeitura. A ideia é mostrar que é possível a prefeitura cumprir com o acordo feito com a categoria”, declara.

Pontos reivindicados pelos servidores:  

1.Pagamento do vencimento proporcional à jornada de trabalho para os servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em maio de 2015.

2. Insalubridade calculada sobre o vencimento do servidor, a partir de maio de 2015.

3. Modificação da gratificação da ESF e NASF, que deixaria de ser em valor nominal e passaria a ser em porcentagem, a partir de maio de 2015.

4. Criação de Gratificação de Incentivo à Permanência na Estratégia Saúde da Família. Início em maio de 2015.

5. Pagamento do PMAQ, a partir de abril de 2015.

6. Implantação da Gratificação de Plantão para servidores lotados nas unidades 24 horas, com início em agosto de 2015. Esperamos que seja cumprido.

7. Alteração no valor da Gratificação Graplus.

8. Modificação da data-base do servidor de maio para março em 2015 e fevereiro em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário