sexta-feira, 27 de março de 2015

CDL e representantes da PMM discutem alternativas para o transporte coletivo


Representantes da classe empresarial e membros da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se reuniram ontem à noite para discutir soluções para questões da mobilidade urbana no município. O encontro foi realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do vereador Genivan Vale (Pros).

Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, apresentou alguns projetos que estão em andamento a fim de resolver a referida questão, em especial no que tange ao transporte público.

Segundo ele, a proposta é colocar em circulação, até maio, uma frota emergencial com 30 novos ônibus, e em junho, lançar a licitação para a aquisição de ônibus. A ideia que com o reforço da frota possa ser implantado a linha universitária e a linha shopping-centro.

Charlejandro Rustayne reconheceu que uma das principais dificuldades para o processo licitatório é tornar o transporte público em Mossoró atrativo para os empresários. “As empresas terão dificuldades de lucratividade no início e estamos buscando uma maneira para contornar essa situação”, revela o secretário.

Uma das alternativas é a Prefeitura Municipal de Mossoró subsidiar o transporte coletivo nos cinco primeiros meses após a licitação. Outra proposta é conseguir o apoio da classe empresarial para que o pagamento do vale-transporte seja feito em bilhetagem, no intuito de garantir um número significativo de passageiros diariamente.

Os empresários que estavam na reunião apoiam a ideia do pagamento do vale-transporte em bilhetagem, desde que a prefeitura assuma o compromisso de fiscalizar para que o ônibus passe no horário estipulado. O objetivo de exigir essa contrapartida do poder público é evitar que o ônibus atrase, causando prejuízo ao trabalhador e ao empresário.


*Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário