domingo, 15 de março de 2015

Projeto de Genivan corrige erro histórico e Mossoró comemora emancipação política em data correta


Em 15 de março de 1852, o Decreto Provincial nº 246 criando o município de Mossoró elevou a sua sede administrativa à categoria de vila, desmembrando-o do município do Assú. E hoje, a cidade que se orgulha de sua bravura e pioneirismo comemora 163 anos de história.

Por muitos anos, a data mais importante do município foi comemorada de forma equivocada no dia 9 de novembro. Somente no ano passado, a cidade passou a comemorar sua emancipação política em dia e mês corretos.

A correção do erro histórico foi feita através de projeto de lei do vereador Genivan Vale (Pros), promulgado em 2013 pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM). A lei institui ainda o dia 15 de março como ponto facultativo nas repartições públicas. O parlamentar já havia tentado corrigir o erro histórico em 2012, apresentando projeto semelhante em 2011 (aprovado na CMM), porém a então prefeita Fafá Rosado vetou a iniciativa.

"Finalmente, estamos vendo a história levada a sério e o 15 de março está sendo oficialmente considerado como o nascimento do município de Mossoró”, destaca Genivan Vale. A fundamentação para o projeto que corrigiu a data da emancipação política de Mossoró foi feita com base em documentos dos historiadores Geraldo Maia, Francisco Fausto de Sousa, Câmara Cascudo e Vingt-un Rosado.



HISTÓRIA DE MOSSORÓ

Em 27 de outubro de 1842, através da Resolução nº 87, o povoado de Mossoró desligou-se de Apodi e passou a pertencer politicamente ao município do Assú. A ligação com Assú perdurou por 10 anos, até que em 15 de março de 1852, através do Decreto Provincial nº 246, foi criado o município de Mossoró, sendo sua sede administrativa elevada à categoria de vila.


Entre os principais incentivadores da criação do município de Mossoró, destacam-se o vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho, que foram responsáveis pela organização de um abaixo-assinado que seria dirigido à Assembleia Provincial, pleiteando a criação da vila e município de Mossoró e do Tribunal de Jurados. Esse abaixo-assinado chegou à Assembleia Municipal na sessão do dia 13 de janeiro de 1852, com 350 assinaturas.

O projeto foi ao plenário na sessão de 8 de março de 1852, para a primeira discussão. Aprovado sem emendas. Na segunda sessão, com a mesma aprovação. E na terceira, realizado no dia 11, aprovado, seguindo para a Comissão de Redação Final. Em 9 de novembro de 1870, ocorre a elevação da vila de Mossoró ao predicamento de cidade, conforme consta na Lei nº 620 da mesma data.

*Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário