sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Campanha de vacinação contra poliomielite deve imunizar mais de 17 mil crianças

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo deste ano, lançada ontem, terá início no dia 8 de novembro e se estenderá até o dia 28 do mesmo mês. Durante o período, deverão ser imunizadas mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Somente em Mossoró, segundo dados da Vigilância à Saúde, serão 17.579 doses de vacina contra a polio e mais 15.665 contra o sarampo.

"É muito importante que os pais levem seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a imunização, sobretudo após o surto de sarampo nos estados do Ceará e Pernambuco no ano passado. A campanha terá dois dias 'D', os sábados 8 e 22 de novembro, quando as UBS estarão abertas para intensificar as ações da campanha", disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Norma Sena.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Já a vacina contra sarampo será aplicada nas crianças entre 1 e 5 anos de idade. A campanha é essencial para o Brasil ser um país considerado livre da poliomielite, doença infectocontagiosa grave que pode causar lesões no sistema nervoso, provocando paralisia irreversível.

"Não é registrado nenhum caso de poliomielite no Brasil desde 1990, mas o vírus causador da doença continua a afetar outros países. Como vivemos em um mundo globalizado, o risco de contaminação sempre existe. Por isso é importante que os pais levem as crianças para serem vacinadas. Esperamos imunizar pelo menos 95% das crianças no município", diz Norma Sena.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário