quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Genivan Vale homenageia o odontólogo Ataulfo Fernandes e o jornalista Renato Severiano



Durante a Sessão Solene da Abolição, realizada ontem, 30, o vereador Genivan Vale (PROS) homenageou duas personalidades que têm relevantes serviços prestados a Mossoró. O odontólogo Ataulfo Fernandes e o jornalista Renato Severiano receberam, por proposição do parlamentar, o Título de Cidadão Mossoroense.

A solenidade promovida pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM) ocorreu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A Sessão é alusiva ao 30 de setembro de 1883, quando Mossoró aboliu a escravatura, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea. 

Na ocasião, foram homenageados pelos vereadores a personalidades e instituições com relevantes serviços prestados ao município. A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) também recebeu homenagem do Legislativo mossoroense.

HOMENAGEADOS

Ataulfo Fernandes

Nascido em 30 de junho de 1927, em Caraúbas/RN, Ataulfo Fernandes veio a Mossoró para cursar o ginásio. Na época da 2ª Guerra Mundial, o adolescente que já era fluente em inglês, serviu de intérprete dos soldados norte-americados que trafegavam entre Fortaleza e Natal e paravam em Mossoró para reparos nas viaturas.

Formou-se em Odontologia aos 22 anos, retornando em seguida para Caraúbas onde montou um consultório e trabalhou por cerca de três anos, quando mudou-se para Mossoró, cidade na qual fixou residência até os dias de hoje.

Em Mossoró, além do consultório particular, Dr. Ataulfo Fernandes trabalhou também no ônibus do FUNRURAL em diversas comunidades rurais. Exerceu concomitantemente à odontologia, o magistério na condição de professor de Ciências Físicas e Biológicas em vários educandários particulares e públicos de Mossoró.  
    
Em meados da década de 1970 foi aprovado num concurso federal para odontólogo do INAMPS, instituição na qual trabalhou até sua aposentadoria compulsória aos 70 anos, pelo Ministério da Saúde.

Renato Severiano    
              
Filho do estivador Julião Antônio Severiano e da dona de casa Maria de Lourdes Severiano, Renato Severiano nasceu em 17 de outubro de 1954, no povoado de Pernambuquinho, município de Grossos/RN.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Conselheiro Brito Guerra em Areia Branca. Radicado em Mossoró desde 1970. Concluiu o curso de Geografia na então Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte.

Em 1975 iniciou sua vida profissional, ao ser aprovado em primeiro lugar num teste para locutor na Emissora de Educação Rural de Mossoró (Rádio Rural). Ali na “Rádio dos Padres” como conhecida era emissora, desempenhou algumas funções: locutor-apresentador; locutor-noticiarista; discotecário; diretor artístico; redator. Posteriormente, já na Rádio Rural de Mossoró (cuja mantenedora é a Fundação Santa Luzia de Mossoró), foi Diretor de Programação e Diretor de Jornalismo.

Renato Severiano atuou como repórter e editor do jornal Gazeta do Oeste; e reporter do Jornal de Mossoró. Trabalhou na Assessoria de Comunicação da SANACRE – Companhia de Saneamento do Acre) e foi Gerente de Comunicação da Prefeitura de Areia Branca. Foi repórter e editor chefe do Jornal O Rio Branco; repórter e diretor de Jornalismo da TV Rio Branco (Acre). Desde 2006 trabalha na TV Cabo Mossoró. 


*Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário