segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Diocese celebra 172 anos da Paróquia de Santa Luzia



No dia 27 de outubro de 1842, a então capela de Santa Luzia era elevada à categoria de matriz, desmembrando assim da Freguesia do Apodi, a qual esteve ligada por 70 anos.

Para celebrar esses 172 anos, a paróquia realizará hoje, a partir das 17h, na Catedral de Santa Luzia, uma missa em ação de graças e logo após a celebração a diocese reunirá a imprensa na praça Vigário Antônio Joaquim, onde será apresentada a programação para a festa de Santa Luzia deste ano.

O escritor Vingt-un Rosado relata em seu primeiro livro, intitulado "Mossoró", publicado em 1940, que a história da cidade se confunde com a da sua catedral, à época, na verdade, capela de Santa Luzia: "Até 1772, Mossoró não passava de uma simples fazenda. A sua fundação data da construção da capela de Santa Luzia, por Antônio de Souza Machado, que fora agraciado com a patente de sargento-mor pelo governo da Capitania do Ceará-Grande. Por esse motivo, a data da provisão para a construção da capela e a da fundação de Mossoró se fundem numa só", relata o memorialista.

Em março de 1858, ou seja, após 76 anos de sua criação, a igreja de Santa Luzia de Mossoró passou por um processo de reconstrução, tendo em vista que já estava pequena para a quantidade de habitantes e em estado avançado de deterioração, tendo sido a sua última reforma em 1830.

O escritor Geraldo Maia relata em artigo publicado no jornal O Mossoroense, de 24 de outubro de 2003, a ascensão da matriz à condição de catedral: "Em 28 de julho de 1934 foi criada a Diocese de Mossoró, com solene missa celebrada na matriz de Santa Luzia pelo padre Luís da Mota, vigário da paróquia, quando o mesmo dá conhecimento aos fiéis, através da Bula Pro Ecclesirum Ommiun, do santo padre Pio XI, criando a diocese e elevando a matriz de Mossoró à categoria de catedral diocesana", enfatiza o historiador.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário