quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Especialistas apontam 2014 como o ano mais quente da história



Segundo projeção da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), agência americana de estudos meteorológicos, este ano poderá ser o mais quente da história, batendo o recorde de temperaturas registradas em 2010, ano mais quente até hoje. Até agora, o mês de fevereiro foi o único deste ano que não bateu os recordes de temperatura de cada período, tanto na terra quanto nos oceanos.

"Nos últimos anos, a temperatura tem subido. No dia 3 de março do ano passado, alcançamos a maior temperatura já registrada na cidade: 38,5ºC, às 14h, na estação meteorológica. Em junho deste ano, já registramos 38ºC, e a tendência é de que, até dezembro, as temperaturas continuem subindo, por isso deveremos bater o recorde de 2013", afirma o meteorologista José Espínola.

Até o fim do ano, de acordo com José Espínola, a temperatura máxima média esperada para Mossoró deverá ser de 37ºC. Entretanto, ela poderá ficar mais elevada em alguns dias, e na região do centro, apontada como uma ilha de calor, o aumento pode ser de até 4ºC acima da média da estação meteorológica. O meteorologista afirma que fatores ligados à ocupação do espaço urbano na região central têm contribuído para que, na região central, as temperaturas superem os 42ºC.

"O asfaltamento e construção de prédios no centro da cidade contribuem para o aumento tanto da temperatura quanto da sensação térmica, pois fazem com que o calor absorvido seja maior e dificultam a circulação de ar. As pessoas devem ficar atentas ainda à baixa umidade do ar nesta época do ano e se hidratarem com maior frequência", explica.

Medidas como arborização podem contribuir para a diminuição das temperaturas, que têm subido em ritmo mais acelerado nos últimos 30 anos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Nos últimos 354 meses consecutivos, a temperatura média registrada pelo órgão tem estado acima da média global no século passado, tendência que deve continuar nos próximos anos.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Um comentário:

  1. Meu vereador.Sugiro a você que representa muito bem o povo de Mossoró na Câmara Municipal solicitar o apoio dos Urologistas e dos Laboratórios para realizarem um mutirão de combate ao CÂNCER de PRÓSTATA, a não ser que o município já tenha uma programação. Mesmo os eleitores de DILMA achando que tá tudo ótimo.

    ResponderExcluir